terça-feira, 26 de junho de 2007

Infarmed ordena recolha do Diamicron


Gliclazida: genérico administrado para diabetes
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) ordenou a recolha de todas as embalagens de 60 comprimidos (80mg) do medicamento Diamicron (Gliclazida) por colocarem em risco a saúde pública.

“Foi ordenada a recolha de todas as embalagens do lote n.º 49221, validade: 09/2007 do medicamento Diamicron (Gliclazida) 80 mg/ embalagem de 60 comprimidos, com registo de Autorização de Introdução no Mercado (AIM) n.º 8391318”, alertou, ontem, o Infarmed.

No comunicado emitido com carácter de “muito urgente”, Hélder Mota Filipe, membro do conselho directivo do Infarmed, justifica que a retirada do fármaco advém das análises realizadas na Direcção de Comprovação de Qualidade do Infarmed, onde “foram detectados resultados fora das especificações no que respeita ao ensaio de dissolução.”

A firma Servier Portugal - Especialidades Farmacêuticas, Lda. é a titular de AIM do medicamento. O Gliclazida 80 mg (genérico do Diamicron, do laboratório Servier) é utilizado no tratamento de diabetes em não- insulinodependentes, obesos e idosos.

Raquel Pacheco
Fonte: Infarmed

Sem comentários: