terça-feira, 26 de junho de 2007

Médico descobriu o vírus da sida em 1983
Luc Montaigner no congresso da ESEI em Lisboa



O investigador francês Luc Montaigner, que em 1983, num trabalho conjunto com o norte-americano Robert Gallo, se notabilizou pela descoberta do vírus da sida, vai deslocar-se a Lisboa no final do mês de Setembro, para participar no primeiro dia de trabalhos do VI Congresso da Sociedade Europeia para Infecções Emergentes. No encontro, agendado para o Hotel Tivoli Tejo, deverão marcar presença mais de 200 destacados especialistas internacionais naquela matéria.

Luc Montaigner, médico e actual director do departamento de Sida e Retrovírus do Instituto Pasteur de Paris, membro da Academia das Ciências e de Medicina e da Unesco, será o primeiro orador do evento, depois de o director do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, José Pereira Miguel, discursar na sessão de abertura. Luc Montaigner usará da palavra durante cerca de uma hora numa conferência que intitulou de «Nano elements from pathogenic micro-organisms».
O encontro arranca a 30 de Setembro e prolonga-se até 3 de Outubro, devendo ter na assistência médicos, veterinários, biólogos, farmacêuticos e investigadores. Os interessados em fazer comunicações poderão submeter os seus trabalhos até ao próximo dia 15, bastando para isso contactar a organização. Qualquer informação adicional poderá ser obtida através do site
http://www.esei2007.com/. Fundada em 1997, a ESEI é uma organização sem fins lucrativos que tem como objectivo constituir um fórum europeu para investigação científica e troca de dados na área das infecções emergentes entre investigadores europeus nas vertentes de Saúde Humana e Veterinária.

Carla Teixeira
Fonte: Ciência.pt, ESEI

Sem comentários: