quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Apotex vai produzir genéricos anti-HIV para o Ruanda

A Apotex, empresa canadiana de genéricos, recebeu autorização para produzir a primeira versão similar de medicamentos anti-HIV. Os fármacos têm como destino o Ruanda e é lá que deverão chegar em Novembro, depois de um programa especial, criado pelas autoridades canadianas, ter permitido que empresas de genéricos produzam cópias de medicamentos de marca para fornecer os países pobres.

O consentimento dado pela GlaxoSmithKline (GSK), detentora dos direitos de patente de duas moléculas presentes na composição dos medicamentos, vai permitir criar um antiretroviral para o tratamento dos 250 mil pacientes infectados com HIV, no Ruanda. De acordo com o director executivo da empresa, Paul Lucas, esta decisão insere-se no compromisso da empresa de combater a crise mundial relacionada com a Sida.

O programa “Acesso a Medicamentos 2004” dá luz verde ao governo para autorizar a produção de determinados medicamentos patenteados, com o objectivo de os exportar para países onde a escassez de medicamentos abunda, de forma a ajudar a controlar a pandemia. Porém, a iniciativa tem vindo a ser alvo de críticas por alguns activistas, uma vez que, desde a sua implementação, há três anos, ainda não foi exportado um único comprimido.

A farmacêutica britânica concordou em abdicar dos royalties do produto já que a Apotex vai fornecer o medicamento sem obter qualquer lucro. Caso se concretize, este acordo vai permitir que sejam enviadas 15 a 16 mil comprimidos do antiretroviral produzido pela Apotex, o suficiente para tratar 21 mil ruandeses durante um ano ou 200 mil durante um mês, afirmou Elie Betito, director do departamento de assuntos públicos e governamentais da empresa.

No entanto, o responsável adverte que é ainda necessário chegar a acordo com um outro grupo que detém os direitos de patente sobre a nevirapina, fármaco que também está incluído na terapia de tripla combinação anti-HIV.

Marta Bilro

Fonte: CTV.ca, The Globe and Mail.

Sem comentários: