quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Complicações da diabetes ligadas à falta de vitamina B1

Uma simples deficiência vitamínica pode ser a causa de muitos dos efeitos secundários da diabetes, segundo as conclusões de um estudo.

Investigadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriram que as pessoas com diabetes expelem 15 vezes mais tiamina, vitamina B1, do organismo do que o normal, segundo os resultados de um estudo que envolveu 94 pessoas.

A equipa de investigadores afirmou que a tiamina ajuda a proteger contra complicações, tais como problemas cardíacos e oftalmológicos, segundo publicado no “Diabetologia journal”. Os peritos sugerem que suplementos alimentares enriquecidos com vitamina B1 podem potencialmente ajudar as pessoas com diabetes.

É a primeira vez que uma deficiência da vitamina, que se encontra na carne, nas leveduras e nos cereais, é identificada em pessoas com diabetes. Este facto não foi encontrado antes, devido aos métodos como são medidos os níveis de tiamina. Tradicionalmente, a actividade da enzima transcetolase nos glóbulos vermelhos tem sido utilizada para indicar os níveis de tiamina. Contudo, os investigadores descobriram que um aumento da actividade desta enzima, que é normalmente um sinal de elevados níveis de tiamina, também está associada a uma resposta do organismo a uma deficiência. Assim, a equipa mediu os níveis de tiamina no plasma sanguíneo e descobriu que as concentrações de tiamina eram 76 por cento mais baixas em pessoas com diabetes tipo 1 e 75 por cento mais baixas em pessoas com diabetes tipo 2.

A tiamina é a chave na protecção contra problemas vasculares, tais como danos nos rins, na retina e nos nervos, assim como problemas cardíacos e acidente vascular cerebral, uma vez que actua ao ajudar a proteger as células contra os efeitos dos níveis elevados de glicose.

Actualmente, estão a ser conduzidos ensaios para averiguar se uma dieta com suplementos com tiamina poderá repor os níveis a um estado normal. O principal investigador, o Professor Paul Thornalley, disse que ainda é cedo para tirar conclusões definitivas, mas estas descobertas podem significar uma enorme diferença, acrescentando ainda que dietas com suplementos podem ser uma forma efectiva de minimizar os riscos das complicações derivadas da diabetes.

Matt Hunt, da Diabetes UK, que ajudou a financiar este estudo, disse que ainda é necessária mais investigação, acrescentando que o estudo poderá ter consequências muito entusiasmantes.

Cerca de 80 por cento das pessoas com diabetes morrem de doenças cardiovasculares, e a diabetes é a principal causa de cegueira na população activa no Reino Unido. Por isso, qualquer investigação que possa ajudar deve ser encarada com seriedade, concluiu Hunt.

Mais de dois milhões de pessoas sofrem de diabetes no Reino Unido. Em Portugal, cerca de meio milhão de pessoas sofre de diabetes e corre o risco de vir a desenvolver doenças cardiovasculares.

Isabel Marques

Fontes: Saúde Sapo, BBC

Sem comentários: