quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Pfizer partilha tecnologia SDD com Bend Research

Farmacêuticas firmam parceria para superar os desafios científicos da baixa solubilidade e biodisponibilidade

Para superar os desafios da descoberta de novos medicamentos e melhorar o valor clínico de compostos experimentais, a Bend Research e a Pfizer anunciaram uma parceria que pressupõe a partilhar da nova tecnologia de dispersão por secagem a spray - SDD (sigla em inglês para Spray-Dried Dispersions).

A baixa biodisponibilidade (velocidade e o grau com que uma substância activa é absorvida a partir de um medicamento e se torna disponível no local de acção) e baixa solubilidade de compostos – muitos deles potencialmente valorosos – representam, por vezes, uma dificuldade na descoberta de novos medicamentos.

No entanto, a tecnologia SDD da Pfizer - que será agora partilhada com a farmacêutica Bend Research - tem sido aplicada com sucesso em mais de 200 compostos com baixa solubilidade na água, além disso, foi verificada uma biodisponibilidade oral melhorada em 17 ensaios clínicos conduzidos pela Pfizer, incluindo um ensaio da Fase III.

Na sequência da parceria, John L. LaMattina, presidente do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pfizer afirmou que "esta nova iniciativa mostra que podemos partilhar especialização científica para ajudarmos na descoberta de novos medicamentos."

Para Marshall Crew, vice-presidente da Bend Research, a tecnologia SDD constitui “uma oportunidade significativa para o aperfeiçoamento de compostos insolúveis com baixa biodisponibilidade", sublinhando que “é amplamente aplicável a compostos insolúveis e é compatível com as fórmulas convencionais de dosagem sólida.”

A farmacêutica Bend Research abre agora portas a novas colaborações e lança o convite a novos investigadores para testarem a aplicação da tecnologia SDD nos seus compostos experimentais. Caso os resultados sejam promissores, os parceiros terão a oportunidade de negociar acordos de licenciamento com a Pfizer.

Raquel Pacheco
Fonte: PR Newswire

1 comentário:

Rui Borges disse...

Além de estar muito bem escrita, esta notícia é muito interessante.

Excelente.