quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Galapagos extende colaboração com a AstraZeneca

A Galapagos NV anunciou que a sua divisão BioFocus DPI iniciou uma colaboração com a AstraZeneca para a descoberta de novos fármacos. No seguimento das colaborações anteriores na descoberta de fármacos, entre as duas companhias, esta colaboração envolve, por parte da BioFocus DPI, a interpretação química médica, química computacional e suporte de biologia, e serviços ADMET para o programa de descoberta de infecções da AstraZeneca, sedeado em Boston, nos Estados Unidos. O valor total do contrato para a Galapagos será de 680.000 euros.

Este anúncio marca a terceira colaboração entre a AstraZeneca e a BioFocus DPI. Em Agosto de 2006, a Galapagos tinha anunciado a primeira colaboração com a AstraZeneca no campo da descoberta de fármacos. No seguimento de um segundo programa, iniciado em Abril de 2007, a BioFocus DPI está a fornecer a interpretação química e suporte de biologia, e serviços ADME para um programa “hit-to-lead” da AstraZeneca. Enquanto que estas colaborações se focam na divisão de Investigação e Desenvolvimento (I&D) sedeada na Europa, da AstraZeneca, o recente acordo expande os serviços de descoberta de fármacos da BioFocus DPI para a área de I&D da AstraZeneca nos Estados Unidos.

O presidente da Galapagos, Onno van de Stolpe, sublinhou que agora a companhia tem uma relação global com a AstraZeneca, trabalhando em diversos locais na Europa e nos Estados Unidos. Este tipo de expansão acenta muito bem na estratégia da Galapagos para o crescimento da divisão BioFocus DPI.

Trevor Trust, vice-presidente da área de descoberta de infecções da AstraZeneca nos Estados Unidos, acrescentou que os colegas europeus estão satisfeitos com o progresso dos programas de descoberta de fármacos a decorrer, em colaboração com a BioFocus DPI. A decisão da divisão de I&D dos Estados Unidos de iniciar esta colaboração com a BioFocus DPI baseia-se na produtividade e na boa relação de trabalho entre as duas companhias demonstradas até agora.

Isabel Marques

Fontes: Pharmalive

Sem comentários: