terça-feira, 2 de outubro de 2007

10 de Outubro - Dia Mundial da Doença Mental

Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental promove encontro de jornalistas

De forma a assinalar o Dia Mundial da Doença Mental, que se comemora no próximo dia 10, a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental vai organizar, no Porto, um Encontro para jornalistas, subordinado ao tema “O Impacto da Cultura na Saúde Mental”.

Este encontro insere-se no tema global que a Organização Mundial de Saúde elegeu, este ano, para assinalar o dia e que se prende coma a “Saúde Mental num mundo em mudança: o impacto da cultura e da diversidade”.

O evento vai decorrer no auditório Ilídio Pinho, da Universidade Católica Portuguesa e tem início marcado para as 09h30.

Entre os convidados encontram-se personalidades como o professor Adriano Vaz Serra, presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, ou Inger Nilsson, presidente da EUFAMI - Federação Europeia das Associações de Famílias de Pessoas com Doença Mental.

Do programa do evento destaca-se a Conferência “Estigma e Saúde Mental”, a decorrer pelas12 horas e o lançamento oficial da Campanha Anti-Estigma/Pró-Saúde Mental, um projecto da associação ENCONTRAR-SE, que tem como lema “Uma Música para a Saúde Mental”, que contará com a presença de Zé Pedro, guitarrista do grupo Xutos e Pontapés.

O Dia Mundial da Doença Mental pretende chamar a atenção para a problemática das patologias mentais, alertando para o impacto social que este tipo de enfermidades acarreta, pois os doentes mentais são rejeitados e isolados socialmente, têm uma fraca qualidade de vida e registam uma elevada taxa de mortalidade.

A doença mental entende-se por uma anormalidade na mente e pode ser observada em dois estados, a neurose e a psicose. A neurose é uma psicopatologia leve, em que a pessoa tem noção do seu problema. Por outro lado, a psicose indica uma intensa fuga da realidade.

Em ambos os estados psicopatológicos existem diversas doenças mentais que são avaliadas conforme a intensidade que apresentam, sendo que as neuroses podem ser tratadas com recurso apenas a ajuda psicológica, ou psiquiátrica, enquanto que as psicoses já requerem um tratamento com recurso a medicação.

De acordo com dados da OMS, em 2002, existiam no mundo inteiro 154 milhões de pessoas a sofrer de depressão e 25 milhões com epilepsia. No entanto, o conceito de doença mental é muito mais amplo e abrange, por exemplo, doenças como o alcoolismo, a toxicodependência, ou a esquizofrenia.

Todos os anos suicidam-se 877 mil pessoas com problemas mentais, dai que no ano passado, a OMS tenha eleito o tema “Tomada de Consciência - Redução de Riscos: Doença Mental e Suicídio”, para assinalar o Dia Mundial da Doença Mental.

Inês de Matos

Fontes: Jasfarma, Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde, Médicos de Portugal

Sem comentários: