terça-feira, 2 de outubro de 2007

Cervarix e Gardasil com preços semelhantes

Vacina da GSK lançada no mercado britânico

A GlaxoSmithKline começou esta terça-feira a comercializar o Cervarix no Reino Unido. Cada dose da vacina contra o cancro do colo do útero vai custar perto de 115 euros, um preço semelhante ao cobrado pelo Gardasil, vacina rival produzida pela Merck.

O medicamento não está incluído no plano de vacinação do Sistema Nacional de Saúde britânico, pelo que o custo para os utentes ascende aos 346 euros, uma vez que são necessárias três doses para garantir a eficácia da vacina.

O Cervarix, vacina contra o vírus do Papiloma Humano (HPV), foi aprovado pela Comissão Europeia na semana passada, porém, até ao momento era apenas comercializada na Suécia e Alemanha. Na Austrália, o fármaco recebeu aprovação em Maio de 2007.

De acordo com as previsões dos analistas, as duas vacinas, que protegem contra estirpes causadoras do vírus do Papiloma Humano, deverão gerar lucros avultados às farmacêuticas que as produzem. O Gardasil apresenta alguma em vantagem, uma vez que chegou primeiro aos mercados líder, incluindo o dos Estados Unidos da América, onde o Cervarix não deverá chegar antes de 2008.

Tendo em conta a observação do mercado australiano, o único onde as duas vacinas competem significativamente, os analistas da Morgan Stanley consideram que o Gardasil deverá ganhar a posição de destaque. Isto porque, o Comité de Aconselhamento dos Benefícios Farmacêuticos da Austrália rejeitou a atribuição de um reembolso pelo Cervarix depois de questionar a relação entre o custo e a eficácia da vacina face ao Gardasil.

O Gardasil oferece protecção contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, enquanto o Cervarix protege apenas contra as estirpes 16 e 18 do vírus, responsáveis por cerca de 70 por cento dos casos de cancro do colo do útero.

Marta Bilro

Fonte: Reuters, The Press Association, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: