terça-feira, 2 de outubro de 2007

Microbiologia: cientista português galardoado

Investigador João Paulo Gomes investigou bactéria responsável por infecções sexuais e cegueira e sequenciou genoma de 18 serotipos

Avanços no estudo de uma bactéria responsável pela maioria das infecções sexuais e por casos de cegueira que atingem milhões de pessoas valeram ao investigador João Paulo Gomes um prémio europeu de referência na área da microbiologia. Um galardão a equacionar aos méritos da comunidade científica portuguesa.

No próximo dia 8 - durante o III Congresso Europeu de Microbiologia, que decorre em Göttingen (Alemanha) - o jovem investigador do Centro de Bacteriologia do Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA) recebe o «PhD Award 2007». Uma distinção feita pela rede transeuropeia ERA-NET PathoGenoMics (financiada pela União Europeia) e que é atribuída às três melhores teses europeias de doutoramento de 2006 na área da sequenciação dos genomas de microorganismos patogénicos para o Homem,

No estudo (feito em colaboração com o laboratório norte-americano Childrens Hospital Oakland Research Institute, na Califórnia), João Paulo Gomes expõe as diferenças do genoma dos 18 serotipos da bactéria intracelular Chlamydia trachomatis, que afecta, actualmente, cerca de 80 a 90 milhões de pessoas no mundo.

Focalizado no campo das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) - ao contrário do que convencionalmente se faz - não usou bactérias isoladas de doentes há muitas décadas, João Paulo Gomes utilizou bactérias isoladas de doentes infectados há muito pouco tempo.

Segundo explicou o investigador à Agência Lusa, a tese de doutoramento consistiu “num estudo detalhado da biologia desta bactéria, nomeadamente, nas diferenças a nível do código genético de todas as suas 18 variantes” revelando ter descoberto que “a bactéria é mais diferente de variante para variante do que se esperava.”

Objectivo: vacina
O cientista português destacou que o objectivo foi de “contribuir para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico eficazes que façam o despiste das doenças em todo o mundo e, por outro lado, o desenvolvimento de uma vacina adequada ao combate a estas infecções.”

Após cerca de cinco anos de investigação, João Paulo Gomes confessou que receber o prémio “faz muito bem ao ego” e “é bastante gratificante”.

As DST são um problema de saúde pública. Afectam na maioria as mulheres europeias e que, em cerca de 70 por cento dos casos, é assintomática, causando complicações como a doença inflamatória pélvica, a gravidez ectópica e a infertilidade tubária, entre outras.

Raquel Pacheco
Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: