terça-feira, 2 de outubro de 2007

GSK procura aprovação para fármaco para a obesidade na Europa

A GlaxoSmithKline (GSK) apresentou à Agência Europeia dos Medicamentos (EMEA) um pedido para comercializar a versão de venda livre do fármaco Xenical, da Roche, para o tratamento da obesidade. A GSK revelou que a candidatura foi aceite pela EMEA.

O fármaco, comercializado nos Estados Unidos como Alli, é uma versão de baixa dosagem do Xenical (orlistat), este sujeito a receita médica, e opera ao reduzir a quantidade de gordura corporal que o corpo absorve da comida. O tratamento consiste em cápsulas de 60mg, três vezes ao dia juntamente com as refeições. Mas tem de ser tomado conjuntamente com uma dieta baixa em calorias e em gorduras, e vem com um programa de suporte completo.

O Alli foi lançado em Junho, tendo obtido vendas recorde de 76 milhões de libras (156 milhões de dólares) no segundo trimestre. A GSK sublinhou o lançamento bem sucedido do Alli como prova dos benefícios de manter o negócio na área da saúde dos consumidores, que alguns analistas recomendaram vender.

O presidente da GSK Consumer Healthcare, John Clarke, afirmou que a companhia sempre disse que este não é um comprimido mágico, se as pessoas estão à procura de uma solução rápida, esta não o é. Mas é um motivador poderoso, ajudando as pessoas a perder até 50 por cento mais peso do que somente com uma dieta.

A GSK adquiriu os direitos norte-americanos para uma versão de venda livre, conhecida como “over-the-counter” (OTC), do Xenical em 2004, e comprou os direitos para fora dos Estados Unidos no início deste ano.

As previsões dos analistas para as vendas anuais do Alli variam entre os 250 milhões e os 500 milhões de libras. Isto significa que pode atingir vendas mais elevadas que o Xenical, que rendeu 693 milhões de francos suíços (576 milhões de dólares), no ano passado.

A GSK não espera uma resposta por parte da EMEA antes do final do próximo ano, por isso o lançamento na Europa não deverá ocorrer antes de 2009.

Nos Estados Unidos, o Alli é comercializado com um guia para uma alimentação saudável, um diário, um contador de calorias e gorduras, e acesso gratuito a um plano de acção individualizado online.

A obesidade tornou-se uma das principais doenças derivadas do estilo de vida no mundo desenvolvido. Esta aumenta o risco de desenvolver diabetes de tipo 2, doenças cardiovasculares, certos tipos de cancro, e doença da vesícula biliar, e resulta numa diminuição da qualidade de vida e no aumento do risco de morte prematura.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Reuters, Guardian Unlimited

Sem comentários: