quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Dr Reddy's procura parceiro para entrar no mercado japonês

A Dr Reddy's Laboratories está a finalizar planos para entrar no mercado japonês, o segundo maior mercado farmacêutico do mundo. A companhia indiana está à procura de um parceiro para lançar os seus produtos no Japão, até ao próximo ano fiscal.

O CEO da companhia, G V Prasad, declarou que a Dr Reddy's tem estado em conversações com algumas companhias farmacêuticas, mas ainda não finalizou nenhum acordo. Segundo o presidente, o mercado japonês representa uma grande oportunidade para as farmacêuticas de genéricos. Contudo, também é um mercado muito complicado.

Com vendas anuais de 58 mil milhões de dólares, o Japão representa aproximadamente 11 por cento do mercado farmacêutico mundial. Todavia, os fabricantes de fármacos indianos ainda têm uma presença muito ténue neste mercado, visto os fármacos genéricos não serem muito bem aceites pelos pacientes e médicos. Contrariamente aos Estados Unidos e Europa, os medicamentos genéricos no Japão ainda são vistos como sendo inferiores aos produtos de marca, e representam uma porção muito pequena do mercado farmacêutico.

Segundo Shivani Shukla, da Frost & Sullivan, os médicos na universidade são ensinados a identificar os produtos pelo nome de marca em vez do nome genérico. De acordo com a actual lei, os farmacêuticos não podem substituir o produto original de marca por um fármaco genérico, a não ser por indicação médica. Ainda segundo a Frost & Sullivan, em 2006 os medicamentos genéricos representaram 3,8 por cento do mercado farmacêutico total no Japão. Não obstante, à medida que as despesas de saúde do país aumentam, o governo está cada vez mais a encorajar a utilização dos genéricos.

A Dr Reddy’s espera acompanhar as outras farmacêuticas indianas que marcaram o Japão como um mercado lucrativo. A Ranbaxy Laboratories foi a primeira companhia indiana a entrar no mercado farmacêutico japonês. A Nihon Pharmaceutical Industry, uma joint-venture entre a Ranbaxy e a Nippon Chemiphar, lançou o seu primeiro produto no Japão em Julho de 2005. Na semana passada, a Lupin Laboratories anunciou a aquisição da Kyowa Pharmaceutical Industry, a companhia japonesa que desenvolve, fabrica e comercializa genéricos no Japão. Igualmente, no início deste ano, a Cadila Healthcare adquiriu a Nippon Universal Pharmaceuticals reforçando a sua posição no Japão.

Isabel Marques

Fontes:
http://economictimes.indiatimes.com, www.pharmatimes.com

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