quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Soja pode ajudar a reduzir gordura abdominal na pós-menopausa

Um estudo norte-americano sugere que um batido feito a partir da soja pode ajudar a reduzir a gordura distribuída à volta do estômago e do tórax nas mulheres na pós-menopusa.

A gordura abdominal é aquela que apresenta mais riscos para a saúde, aumentando as hipóteses de contrair doenças relacionadas com a obesidade, como é o caso da diabetes ou da ocorrência de ataques cardíacos. De acordo com a investigação, ao reduzir este tipo de gordura no organismo, a soja ajuda a diminuir os riscos de doença cardiovascular e de diabetes.

Os cientistas observaram os efeitos de suplementos de soja vegetal na saúde de 15 mulheres pós-menopausicas. Durante o estudo, nove participantes ingeriram diariamente um batido de soja com 120 calorias, enquanto as outras seis tomaram um batido placebo.

Três meses depois foi observada pouca diferença de peso entre os dois grupos de mulheres. No entanto, os exames médicos revelaram uma diferença significativa no que diz respeito à quantidade de gordura em volta da cintura. Enquanto as participantes que tomaram o batido de soja perderam gordura abdominal no decorrer do estudo, as do outro grupo registaram um aumento.

Os investigadores acreditam, por isso, que a descoberta poderá melhorar a saúde das mulheres mais velhas que por norma ganham sempre alguns quilos extra após a menopausa. “O nosso ensaio sugere uma nova opção de dieta para a prevenção do aumento do tecido adiposo abdominal que ocorre depois da menopausa”, afirmaram os autores citados pelo jornal “Fertility and Sterility”.

Conforme explicou David Christie, da Universidade do Alabama, em Birmingham, e um dos colaboradores do estudo, os batidos utilizados nesta investigação continham uma quantidade de soja superior àquela a que as pessoas normalmente têm acesso numa dieta regular e para que o mesmo efeito fosse obtido em casa seriam necessários suplementos.

Ainda assim, Christie admite que este foi um pequeno estudo com números muito limitados. “Se houvesse números mais abrangentes, [a descoberta] teria implicações mais alargadas em relação à recomendação de soja a mulheres na menopausa”, afirmou.

Marta Bilro

Fonte: Daily Mail, The Earth Times, News Post India.

Sem comentários: