quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Lucros da Pfizer registam quebra de 77% no terceiro trimestre

Fracasso do Exubera e concorrência dos genéricos são as principais causas

Os lucros da Pfizer caíram 77 por cento no terceiro trimestre do ano, uma quebra acentuada pelo facto da farmacêutica norte-americana ter terminado as vendas do Exubera (Insulina humana), um medicamento utilizado no tratamento da diabetes, e pelo lançamento de versões genéricas de alguns dos medicamentos mais bem sucedidos do laboratório.

De acordo com os resultados divulgados pela empresa, os lucros do último trimestre desceram para os 533 milhões de euros, ou 7,7 cêntimos por acção, face aos 2,35 mil milhões de euros, ou 32,2 cêntimos por acção, registados no período homólogo de 2006.

“Apesar dos nossos esforços o Exubera não obteve aceitação por parte dos doentes ou dos médicos”, afirmou o director executivo da Pfizer, Jeff Kindler. “Concluímos, por isso, que não se justifica um investimento futuro neste produto”, acrescentou.

O fármaco, desenvolvido em parceria com a Nektar Therapeutics, foi aprovado nos Estados Unidos da América e na Europa em Janeiro de 2006 e ficou na história como a primeira fórmula de insulina inalada. A empresa diz agora que vai devolver à Nektar os direitos mundiais sobre a venda do medicamento e trabalhar junto da classe médica para, durante os próximos três meses, ajudar a trocar o Exubera por outro tratamento para a diabetes.

Aquando do lançamento do fármaco os analistas previam que se tornasse num dos mais bem sucedidos, baseando-se na teoria de que os diabéticos iriam preferir a insulina inalada à tradicional fórmula injectável. No entanto, o Exubera revelou-se um fracasso.

Os lucros da farmacêutica foram também prejudicados pelo surgimento no mercado de genéricos de alguns dos seus fármacos mais bem sucedidos, como o Lipitor, cujas vendas desceram 3 por cento a nível mundial.

Marta Bilro

Fonte: CNN Money, Reuters, Bloomberg, Diário Económico.

Sem comentários: