quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Novartis anuncia despedimentos face à quebra nos lucros do terceiro trimestre

Os lucros líquidos da Novartis sofreram uma quebra superior ao que era esperado no terceiro trimestre do ano. A farmacêutica suíça anunciou já que os resultados vão obrigar a um corte de 1.260 postos de trabalho nos Estados Unidos da América que permitirão à empresa poupar 161 milhões de euros anualmente.

Os lucros líquidos da empresa caíram 12 por cento entre Julho e Setembro de 2007, para os 1,1 mil milhões de euros, comparativamente aos 1,25 mil milhões de euros registados em igual período do ano anterior. Os resultados são justificados com a recolha do Zelnorm, que foi retirado do mercado norte-americano, e pelo lançamento de versões genéricas de alguns medicamentos da Novartis, como é o caso do Famvir (Famciclovir), do Lotrel e do Lamisil (Terbinafina). A isto acresce ainda o insucesso do Prexige, que não recebeu aprovação da Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos e foi associado a várias mortes de pacientes.

A Novartis anunciou que vai proceder a uma remodelação na gestão da empresa, sendo que o director da unidade farmacêutica, Thomas Ebeling, passa a gerir o departamento de saúde do consumidor. Por sua vez, Joe Jimenez vai assumir, com efeito imediato, o controlo do sector dos medicamentos.

Ainda assim, a venda da Gerber, unidade de alimentação para bebés, e do sector de nutrição médica da empresa à Nestlé ajudaram a impulsionar os lucros líquidos para os 4,82 mil milhões de euros.

“Os resultados salientam o que acontece quando se perde lucro proveniente de medicamentos chave”, afirmou Denise Anderson, analista da Landsbanki Kepler, em Zurique, em declarações à Bloomberg. “O quarto trimestre é tradicionalmente fraco para a Novartis, não assumam que o pior já passou”, acrescentou a especialista.

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, Forbes, CNN Money, Reuters, BBC News.

Sem comentários: