quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Galenica oferece 654 milhões de euros para adquirir Aspreva

A farmacêutica suíça Galenica tem intenções de adquirir a canadiana Aspreva Pharmaceuticals por 645,2 milhões de euros. A oferta representa um prémio de 16 por cento sobre o preço das acções da Aspreva no fecho da bolsa desta quarta-feira. O negócio foi aprovado unanimemente pelo quadro de accionistas da empresa europeia.

A Aspreva concentra a sua actuação no sector da investigação, desenvolvimento e comercialização de novas indicações terapêuticas para medicamentos existentes, especialmente em áreas nas quais existem poucas opções de tratamento ou nas doenças raras.

“A aquisição é estrategicamente uma soma importante ao portfolio de empresas da Galenica. As competências especializadas da Aspreva Pharmaceutical e o conhecimento prático são um complemento ao poder das empresas farmacêuticas do Grupo Galenica. A integração oferece novas oportunidades para desenvolvimentos futuros e abre novas perspectivas de crescimento”, afirma um comunicado emitido pela Galenica.

A aquisição vai também permitir à Vifor, uma subsidiária da Galenica, desenvolver a sua linha de investigação de produtos já existente e aumentar as indicações de produtos, ao mesmo tempo que penetra em novos mercados, acrescenta o mesmo documento.

A Aspreva está actualmente a colaborar com a Roche numa investigação para determinar a eficácia do do CellCept (Micofenolato de mofetil), um medicamento para evitar a rejeição em caso de transplantes de órgãos, como tratamento para a nefrite lúpica.

Se não houver objecções, a transacção deverá estar concluída no dia 3 de Janeiro de 2008.

Marta Bilro

Fonte: DrugResearcher.com, CNN Money, Reuters.

Sem comentários: