sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Tabaco, álcool, pouco peso e má nutrição prejudicam ossos

Novo relatório da Fundação Internacional de Osteoporose prevê que incidência de fractura de quadril aumente em 310% e 240% em homens e mulheres, até 2050

De acordo com um novo relatório divulgado, hoje, pela Fundação Internacional de Osteoporose fumar, beber mais do que duas unidades de álcool por dia, estar abaixo do peso, falta de exercício e uma alimentação insuficiente são factores de risco comuns, tanto modificáveis quanto fixos, que propiciam o desenvolvimento da osteoporose.

"Em todo o mundo, a incidência da osteoporose está a aumentar em proporções epidémicas. Agora sabemos que, uma entre três mulheres, e um entre cinco homens acima dos cinquenta anos irão ter uma fractura osteoporótica", revelou o autor do relatório «Vença a Quebra: Conheça e Reduza Seus Factores de Risco de Osteoporose», Cyrus Cooper.

A advertência de Cooper foi reforçada com o alerta do dirigente da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF - sigla inglesa de International Osteoporosis Foundation). Segundo Daniel Navid, "até 2050, estima-se que a incidência de fractura de quadril - uma das grandes consequências da doença - irá aumentar em 310 e 240 por cento em homens e mulheres”, destacando que “as fracturas relacionadas com a osteoporose, frequentemente, implicam em dor, perda da função e, nos piores casos, em morte."

Dia Mundial da Osteoporose assinalado em 80 países


«Vença a Quebra» é, também, o lema do Dia Mundial da Osteoporose de 2007, (WOD - World Osteoporosis Day) que, amanhã (dia 20), é assinalado em mais de 80 países. Nesta data, a IOF relembra que, “para vencer a quebra e evitar as fracturas” as pessoas devem seguir “um estilo de vida amigo dos ossos, com uma dieta nutricional que inclua cálcio e vitamina D em doses suficientes, fazer exercícios regulares, evitar o tabaco e o álcool em excesso.” Outra recomendação é realizar o teste de Um Minuto Sobre o Risco da Osteoporose da IOF, disponível em: (http://www.iofbonehealth.org/patients-public/risk-test.html)


Factores de risco modificáveis e fixos

Aos factores de risco modificáveis da osteoporose relaciona-se um estilo de vida incorrecto, nomeadamente, nutrição deficiente, índice baixo de massa corporal, distúrbios alimentares, álcool, fumo e quantidade insuficiente de exercícios. No que concerne aos indicadores fixos são aqueles que nascem com o indivíduo e, por isso, inalteráveis. Incluem idade, sexo, histórico familiar de fracturas, a presença de uma fractura anterior, etnia e o início de menopausa precoce.

O WOD 2007 tem o apoio de uma doação educacional sem restrições concedida por quatro patrocinadores de Ouro Globais: Fonterra Brands, Novartis, MSD e Tetra Pak.

Raquel Pacheco
Fontes: PRNewswire/ International Osteoporosis Foundation

Sem comentários: