sexta-feira, 19 de outubro de 2007

UE autoriza reintrodução do Viracept no mercado

Roche está pronta para começar a distribuir o fármaco

A farmacêutica suíça Roche recebeu autorização da União Europeia (UE) para voltar a comercializar o Viracept (nelfinavir), um anti-retroviral utilizado no tratamento de doentes infectados com o vírus da Sida.

De acordo com um comunicado divulgado esta sexta-feira pela Roche, o laboratório está pronto para proceder á distribuição do fármaco, cuja autorização de introdução no mercado (AIM) foi suspensa no dia 6 de Agosto de 2007, depois de ter sido detectada, em alguns lotes do fármaco, a presença de mesilato de etilo, uma substância que provoca alterações tóxicas no ADN celular.

Tal como tinha sido noticiado pelo Farmacia.com.pt, no final do mês de Setembro a Agência Europeia do Medicamento (EMEA) tinha já levantado a suspensão da autorização de comercialização do medicamento que agora volta ao mercado com autorização da UE.

Nessa altura, o Comité de Especialidades Farmacêuticas para Uso Humano da EMEA realizou uma inspecção no local de fabrico do medicamento, durante a qual foram verificadas as medidas preventivas levadas a cabo pela farmacêutica suíça para corrigir a situação, tendo concluído que a causa da contaminação tinha sido eliminada.

A decisão já foi aplaudida pelo director executivo de operações farmacêuticas da empresa, Williams Burns. “As nossas equipas trabalharam com diligência na produção e em estreita colaboração com as autoridades de saúde, prestadores de cuidados de saúde, organizações não governamentais e grupos de pacientes com a intenção de voltar a fornecer este medicamento”, afirmou.

Marta Bilro

Fonte: Market Watch, Forbes, Reuters, Diário Digital, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: