sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Alergias podem proteger contra tumores cerebrais?

A alergia pode ser um factor de protecção contra o desenvolvimento de tumores cerebrais, sugere um estudo publicado na «American Journal of Epidemiology». Segundo a revista médica, a correcta relação ainda não foi estabelecida, por isso, novas investigações realizar-se-ão para avaliar as condições.

A insólita correlação alergias/tumores cerebrais foi observada por investigadores norte-americanos da Universidade do Estado de Ohio, Estados Unidos, a partir de estudos sobre glioma e meningioma - tipos diferentes de tumores cerebrais.

De acordo com «American Journal of Epidemiology» foi com alguma “surpresa” que os cientistas constataram que “os doentes que tinham algum tipo de alergia, apresentavam um risco menor de desenvolver glioma, sendo que, essa redução era ainda maior, se a condição alérgica ocorria no momento do diagnóstico do tumor, com excepção da asma.” Para o meningioma – segundo o artigo – “somente a ocorrência de eczema parece ser um factor de protecção contra o seu surgimento.”

Informações sobre a ocorrência de doenças alérgicas, como a asma e o eczema, foram correlacionadas com o desenvolvimento dos tumores cerebrais, seleccionados de forma aleatória. Ao todo, foram 1.527 casos de glioma e 1.210 casos de meningioma, que foram comparados com outros 3.309 casos de tumores cerebrais.

O estudo decorreu em centros especializados da Dinamarca, Noruega, Finlândia, Suécia e sudoeste da Inglaterra, no período de 2000 a 2004.

Raquel Pacheco

Fonte: «American Journal of Epidemiology»

Sem comentários: