sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Atral-Cipan entra no mercado dos genéricos através da filial Vida

O grupo farmacêutico Atral-Cipan vai lançar-se no negócio dos medicamentos genéricos em Portugal e no estrangeiro através da empresa Vida, anunciou, esta quinta-feira, o administrador-delegado, José Gavino.

“A empresa Vida, após a reestruturação do grupo, vai passar a apostar na área dos medicamentos genéricos [para o mercado interno e para exportação], além das matérias-primas, medicamentos veterinários e especialidades farmacêuticas que já faziam parte da sua actividade”, disse à agência Lusa o gestor.

José Gavino considera que “o mercado português de genéricos, mas sobretudo o internacional, têm um potencial de crescimento enorme”, uma aposta que o grupo está empenhado em vencer num mercado cada vez mais global.

Esta é a melhor altura para “dar um salto significativo” para fora do país, através do incremento das exportações, afirma o responsável, salientando que, após a reestruturação interna levada a cabo no grupo, o desafio é crescer através da exportação. “À reestruturação interna [já realizada] segue-se agora a internacionalização e a exportação, que permitirá ao grupo alcançar um volume de negócios na ordem dos 50 milhões de euros nos próximos três anos”, frisou José Gavino.

Com vista á reorganização e modernização das suas estruturas, a Atral-Cipan tem investido 5 milhões de euros por ano, prevendo encerrar 2007 com um volume negócios de 40 milhões de euros, uma subida de 5 por cento face a 2006.

"A empresa Vida é sobejamente conhecida da classe médica e dos farmacêuticos", defende José Gavino, motivo pelo qual foi escolhida pelo grupo para avançar no negócio dos medicamentos genéricos. "Temos toda a capacidade tecnológica, conhecimento e tecnologia, além de uma equipa altamente qualificada e motivada, pelo que não foi necessário arrancar com uma empresa de raiz", explicou.

Os mercados emergentes, como a Índia e a China, estão cada vez mais presentes no mercado farmacêutico mundial e também não escapam à atenção do grupo Atral-Cipan. O mesmo acontece com a Turquia, para onde têm exportado matérias-primas e produtos farmacêuticos.

Em Julho de 2006 o grupo deu início a uma reestruturação interna com o encerramento das suas operações no Porto, Coimbra e Funchal e a concentração no Carregal. A imagem do grupo deverá também sofrer alterações, através da adopção de um novo logótipo, mantendo como chapéu a Atral-Cipan. O grupo engloba sete empresas: a Atral-Cipan (Atral e Cipan), a Atral-Cipan PRINMON, Mediquímica, Mediscript, Vida e a Gesframa e conta com 470 colaboradores.

Marta Bilro

Fonte: Diário Digital, Lusa, RTP, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: