sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Stresse piora controlo da diabetes

Estado emocional influencia manutenção dos níveis de açúcar no sangue, diz estudo

Investigadores norte-americanos da universidade Thomas Jefferson acreditam que o stresse psíquico agrava o controlo da diabetes. O estudo - publicado na revista «Alternative Therapies in Health and Medicine» - envolveu 14 diabéticos que foram submetidos a um programa de redução do stresse.

De acordo com os resultados divulgados, após um mês da intervenção, os cientistas constataram que “os marcadores de adequado controlo da doença melhoraram significativamente nos diabéticos que conseguiram diminuir o stresse, assim como, verificou-se uma queda da pressão arterial em níveis médios de 6 mmHg (milímetro de mercúrio).”

Segundo revelou a equipa norte-americana, a redução do stresse emocional “permitiu também a baixa da incidência de depressão, ansiedade e outras manifestações psicológicas”, concluindo, assim, que a diminuição do stresse emocional “auxilia na manutenção dos níveis de açúcar no sangue em valores aceitáveis para doentes diabéticos.”

A diabetes mellitus é uma doença crónica, definida pelo aumento constante da quantidade de açúcar no sangue, mesmo nos períodos de jejum. A doença costuma surgir na idade adulta, sendo mais comum em indivíduos obesos, sedentários, com dieta pouco saudável e com antecedentes familiares da doença.

Em Portugal existem cerca de 650 mil portugueses diagnosticados com diabetes. Estima-se que 65 mil portugueses sejam diabéticos tipo 1.

Recorde-se que, a Semana do Diabético começou na passada quarta-feira (dia 7) e termina a 14 de Novembro. O objectivo é sensibilizar os portugueses para a diabetes, com o intuito de incentivar a população a prevenir a diabetes tipo 2 e a compreender as implicações da diabetes tipo 1, diferenciando-a da tipo 2.

Tal como noticiou oportunamente o farmacia.com.pt, enquanto o Governo não se decide a ajudar, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) vai apoiar dois jovens diabéticos carenciados ao oferecer-lhes duas bombas de insulina (ainda sem comparticipação) para provar a melhoria deste dispositivo na vida destes dois jovens.

No dia 13 de Novembro, Kátia Sopas, uma jovem diabética tipo 1 de apenas 14 anos, dará uma aula a famosos cujos principais objectivos são desmistificar os mitos associados à diabetes e consciencializar a população em geral da importância de aprender com aqueles que lidam com ela diariamente.

No Dia Mundial da Diabetes, dia 14, a AJDP irá realizar rastreios gratuitos à diabetes nas principais estações de metro de Lisboa, durante todo o dia.

Raquel Pacheco

Fontes: «Alternative Therapies in Health and Medicine»/Manual Merck/ AJDP/ farmacia.com.pt

Sem comentários: