sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Rastreio ao cancro da próstata: Deputados dão o exemplo

A Assembleia da República vai receber, na terça e quarta-feira, uma acção de rastreio ao cancro da próstata. Deputados e funcionários do hemiciclo vão ter, durante dois dias, a oportunidade para fazer um check-up à doença que afecta todos os anos em Portugal entre 3000 a 4000 homens.

O diagnóstico é feito através do PSA Check, um teste que consiste numa pequena picada no dedo que, em apenas cinco minutos, permite detectar os níveis de PSA – a proteína que, quando presente no sangue, indica problemas na próstata.

A iniciativa, que conta com o apoio da Pharmasense/ADBD Communicare, pretende alertar para a necessidade do diagnóstico precoce, muitas vezes descurado pela maioria dos portugueses.

O cancro da próstata é a segunda causa de morte entre os homens na Europa e nos Estados Unidos da América. Em Portugal, a patologia é diagnosticada a 10 por cento dos homens com mais de 50 anos. Os sintomas revelam-se numa fase muito avançada, já quase sem hipótese de cura. O diagnóstico atempado é crucial para aumentar a possibilidade de tratar eficazmente a doença.

Marta Bilro

Fonte: Comunicado ADBD Comunicare, Portal da Saúde, Portal do Cidadão com Deficiência.

Sem comentários: