sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Parkinson: Açores querem maior divulgação da doença

Divulgar a Associação de Doentes de Parkinson (ADP) nos Açores é uma das metas da delegação de Ponta Delgada. Neste sentido, esta semana, o organismo daquela Região Autónoma apresentou à direcção (no Continente) um dossier que acolhe os principais objectivos a atingir em 2008.

De acordo com um comunicado que o farmacia.com.pt teve acesso, “apoiar os doentes de Parkinson e as respectivas famílias; sensibilizar a família para os cuidados a ter com esses doentes e alertar as entidades regionais para o apoio a conceder a esses doentes; divulgar a informação disponível sobre esta doença e apoiar as escolas em trabalhos de investigação sobre esta matéria” são outros objectivos da delegação açoriana anunciados à direcção nacional da ADP com sede em Lisboa.

De referir que, com o apoio desta delegação, actualmente, em S. Miguel estão a realizar-se dois estudos sobre a incidência da doença de Parkinson na ilha: um de um grupo de alunos da Escola Superior de Enfermagem e outro de alunos finalistas da Escola Domingos Rebelo.

"Iremos também estreitar os laços de relacionamento com os Serviços de Neurologia do Hospital do Divino Espírito Santo. Estaremos atentos quanto às listas de espera das consultas e a frequência com as mesmas se realizam em cada doente”, adianta a ADP/Açores na nota, denunciando que “há familiares de doentes que se queixam de que os Neurologistas mandam voltar os doentes à consulta com pouca assiduidade."

"Visitaremos idosos com esta patologia em internamento para dar apoio psicológico e daremos continuidade ao mesmo depois da ´alta´ e voltaremos à carga com o apoio ao domicílio, através de um protocolo de colaboração com uma empresa especializada neste tipo de ajuda para idosos, assunto pendente na sede nacional", revelou ainda aquela delegação.

Raquel Pacheco

Fonte: Comunicado da ADP/Açores

Sem comentários: