quarta-feira, 4 de julho de 2007

ABC das Varizes

Associada a pessoas com mais idade, as varizes afectam também os mais novos. Cansaço, desconforto, e peso nas pernas são alguns dos sintomas apresentados.

O problema afecta mais de 25 milhões de pessoas no mundo. A pesquisa realizada pela organização mundial de saúde afirma que em cada 5 adultos, 1 sofre desta inflamação nas veias.

Existem dois tipos de varizes, as primárias que são hereditárias e atingem as duas pernas, e as secundárias, normalmente associadas ao uso da pílula e ao tabaco. Segundo os especialistas, as varizes são o resultado que o ser humano paga por andar sobre os pés, uma vez que o nosso sistema venoso não está dimensionado para ficar muitas horas em pé.

Quando mais cedo detectar os primeiros sinais, mais fácil é tratar esta inflamação.
O tratamento é definido conforme o estado da doença. Nos casos mais simples, é indicada a micro-cirurgia. Quando são atingidas as veias profundas, é necessária uma intervenção cirúrgica mais complexa. No entanto, em todos os tratamentos, é aconselhado o uso de uma meia elástica.
Os casos mais graves costumam evoluir para flebites (inflamação nas paredes das veias) e tromboflebites (flebite associada à trombose do vaso). Geralmente a pessoa que sofre de um desses processos apresenta outros sintomas como dor na sola dos pés e falta de firmeza nas pernas. Para estes casos o tratamento é diferente e designa-se de escleroterapia, que consiste na aplicação de injecções de glicose hipertônica.

As mulheres que se encontram grávidas, devem usar meias elásticas durante toda a gravidez, como forma de prevenção.

Fonte: Portal da Saúde

Lilina Duarte

Sem comentários: