quarta-feira, 4 de julho de 2007

Listeriose: informar para prevenir

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, está a tentar dar corpo a um projecto denominado “Listeriose: informar para prevenir”. Esse projcto encaixa-se no Programa Saúde XXI.

O projecto pretende a sensibilização dos profissionais de saúde para a necessidade de informação, prevenção, diagnóstico e registo de casos de Listeriose.

O projecto consta de várias fases, sendo que uma primeira concentra-se na recolha de informação.

O estudo pretende dar origem a textos de apoio para a prevenção e diagnóstico da doença junto dos profissionais de saúde e, também, materiais para a sensibilização e informação dos consumidores (particularmente para indivíduos pertencentes a grupos de risco) sobre Listeria monocytogenes e Listeriose.

Esta doença é causada pela infecção por Listeria monocytogenes e frequenteente causa uma infecção generalizada como por exemplo a meningite.

A infecção contraída no início da gravidez geralmente produz um aborto espontâneo. As infecções contraídas em fases mais adiantadas da gravidez podem resultar no nascimento de natimortos ou de bebês que morrem algumas horas após o nascimento.

Fonte: Saúde na Internet
http://www.biobras.com.br/


Liliana Duarte

1 comentário:

Rui Borges disse...

Tema abordado a 03 de Julho pela Marta.