quarta-feira, 4 de julho de 2007

Doentes tendem a não cumprir prescrições
Preço dos medicamentos põe em causa tratamentos


O aumento do preço dos medicamentos sujeitos a prescrição médica pode levar os doentes ao não aviamento da receita na farmácia, o que poderá ter consequências adversas para a sua saúde. A conclusão é de um estudo divulgado hoje por uma equipa de investigadores norte-americanos.

Na investigação desenvolvida pela Rand Corporation, com sede em Santa Monica, na Califórnia, os cientistas referem que situações como o aumento dos preços ou a imposição de limites à quantidade de produtos que cada cidadão pode comprar têm normalmente como efeito “menores taxas de tratamento com recurso aos fármacos e piores níveis de adesão às terapias, que mais facilmente são descontinuadas”. O estudo aferiu ainda que “por cada 10 por cento de aumento no custo de venda dos medicamentos sujeitos a receita médica há um decréscimo de dois a seis por cento na sua disponibilização, dependendo a variação do tipo de fármacos em causa e da condição financeira do doente.
Este estudo, publicado no «Journal of the American Medical Association», envolveu uma revisão de 132 outros estudos, realizados entre 1985 e 2006, e pretende fazer com que as políticas públicas e privadas de saúde tenham em conta a necessidade de sensibilizar os doentes para os preços dos produtos farmacêuticos, mas de um modo que não potencie o abandono de tratamentos que podem ser essenciais. De acordo com o relatório, no que diz respeito a prognósticos como colesterol elevado, diabetes, esquizofrenia, doenças cardíacas e asma, o aumento do custo de venda dos medicamentos «empurra» normalmente os doentes para uma situação em que descuram os tratamentos farmacológicos, optando, nos casos de maior gravidade, por uma maior procura dos serviços médicos de urgência.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Reuters

Sem comentários: