quarta-feira, 4 de julho de 2007

Seguindo uma indicação de Fevereiro da FDA…
Genentech alterou rotulagem do Xolair


A farmacêutica Genentech Inc., fabricante e distribuidora do Xolair (omalizumab), incluiu na rotulagem daquele medicamento para o tratamento da asma uma nova advertência, que chama a atenção para o risco de a sua administração ter como efeito secundário a ocorrência de choque anafilático. A medida foi anunciada pela FDA, que já em Fevereiro tinha solicitado essa alteração.

As novas embalagens de Xolair contêm igualmente um novo guia de utilização do fármaco, sugerido pela FDA na sequência de inúmeras queixas apresentadas por pacientes sujeitos àquele tratamento e desenvolvido pela empresa fabricante com o objectivo de sensibilizar os doentes para a necessidade de a sua administração ser sempre feita sob supervisão médica, sugerindo a observação clínica periódica entre injecções. O choque anafilático, que terá ocorrido em vários doentes logo depois da primeira inoculação com o Xolair, enquanto noutros pacientes se verificou mais de um ano depois do início da toma do medicamento, é uma reacção alérgica grave e repentina, potencialmente fatal, cuja sintomatologia inclui dificuldade em respirar, tensão no peito, enjoos, desmaios, comichão, urticária e inflamações na boca e na garganta.
Apresentado na forma de um pó liofilizado de cor branca, solvente para solução injectável, o Xolair é especificamente indicado no âmbito da terapia complementar para melhorar os sintomas da asma alérgica grave e persistente em adolescentes e adultos cujo teste cutâneo revele positivo ou que desenvolvam reactividade in vitro ao aeroalergeno perenial, que tenham a função pulmonar reduzida e sintomatologia frequente diurna, além de despertares nocturnos, e com exacerbações asmáticas documentadas, mesmo medicados com doses diárias elevadas de corticosteróides inalados e beta2-agonistas de longa duração inalados.

Carla Teixeira
Fonte: FDA News, Emory Healthcare, Alergias.med.br

2 comentários:

ptcp disse...

"Apresentado na forma de um pó liofilizado de cor branca, solvente para solução injectável" por "Apresentado na forma de um pó liofilizado de cor branca e solvente para solução injectável", o líquido solvente é o meio onde se vai dissolver o pó (soluto) para formar a solução injectável. Ex.:solução de água (solvente) com açucar (soluto).

Carla Teixeira disse...

Tem toda a razão. Foi um lapso, que obviamente reconheço. Obrigada pelo reparo.