domingo, 10 de junho de 2007

Campanha europeia de prevenção de Doenças Musculo-Esqueléticas

A comissão Europeia apresentou, a semana passada, uma campanha de prevenção de doenças musculo-esqueléticas denominada de "Aliviar o fardo". Milhares de trabalhadores na União Europeia (UE) são afectados por este problema de saúde e esta campanha destina-se, não só à prevenção, mas também, à reabilitação e reinserção dos trabalhadores que sofrem destas patologias. A campanha visa alertar para o respeito pelas normas de saúde e segurança no trabalho e pelas medidas de prevenção apropriadas.

Segundo dados da União Europeia, 25% dos trabalhadores sofrem de problemas nas costas e 23% queixam-se de dores musculares. Os mesmo dados avançam que 62% dos trabalhadores dos 27 estados-membros estão expostos um quarto do tempo a movimentos repetitivos da mão ou do braço, 46% a posições cansativas e 35% carregam ou movem cargas pesadas.

Em todos os sectores laborais existem trabalhadores que sofrem desta doença, contudo, os índices mais elevados registaram-se na agricultura e na construção. Na generalidade, as mulheres estão menos expostas que os homens a factores físicos de risco, no entanto, estão igualmente expostas a trabalhos que envolvem movimentos repetitivos das mãos e braços e a posições dolorosas ou cansativas.

As doenças músculo-esqueléticas são a principal causa das dores crónicas e da incapacidade física e ocupam o primeiro lugar das patologias profissionais em Portugal, tendo também vindo a aumentar, devido às novas formas de trabalho, com novos gestos técnicos.

Paulo Frutuoso
Fontes: MNI- Médicos Na Internet, Manualmerck, Diário Digital

Sem comentários: