domingo, 10 de junho de 2007

Espanha retirou lote da vacina para a febre-amarela

O Ministério da Saúde de Espanha considera que uma reacção adversa previsível poderá explicar o facto de quatro pessoas terem desenvolvido reacções adversas à vacina da febre-amarela nas Canárias, mas ordenou a suspensão de todo o lote do fármaco enquanto está a ser investigada a causa do problema.

O director-geral de Saúde, Manuel Oñorbe, informou que “em todo o caso, estamos a proceder à imunização com outro lote, e não vamos administrar nenhuma vacina do lote suspeito até termos resultados definitivos sobre o que se passou”, embora, asseverou, “pareça tratar-se de um caso pontual” de efeitos secundários da vacina, devidamente previsto e totalmente inofensivo. O governante afirmou que há apenas uma pessoa internada em Tenerife, enquanto outras três terão sofrido transtornos menores, como mal-estar, dores de cabeça e febres ligeiras, sintomas que, para os serviços do ministério, “parecem ser normais”.
Dados do laboratório de referência do governo espanhol em Majadahonda (Madrid) atestam que, da análise ao paciente hospitalizado, reforça a convicção de que se trata de “um caso pontual” de uma reacção adversa, e que dentro de uma semana será possível ter a certeza de que o paciente não foi afectado por qualquer doença grave. “Em princípio trata-se de um problema que está devidamente contemplado na ficha técnica da vacina, que às vezes resulta numa reacção adversa, e que não produz os mesmos efeitos em todas as pessoas”, frisou o director-geral de saúde do país vizinho. Um caso semelhante ocorrido em Huelva, em 2004, terminou na morte de uma jovem de 26 anos.

Carla Teixeira
Fonte: El Mundo

Sem comentários: