domingo, 10 de junho de 2007

Cerveja reduz colesterol

Um estudo feito pela Sociedade Espanhola de Dieta e Ciências da Alimentação (Sedca) e pela Universidade de Valência, comprovou que a cerveja pode trazer benefícios para a saúde.
O estudo foi realizado em 50 freiras, de três conventos espanhóis, com idades compreendidas entre os 68 anos, que foram submetidas, durante 45 dias, ao consumo de meio litro de cerveja sem álcool.
Depois de a beberem, comprovou-se que o colesterol baixou na ordem dos 6% a 8%, devido a uma substância chamada lúpulo, que funciona como antioxidante.
Estudos anteriores comprovam que na Antiguidade, o lúpulo era utilizado pela medicina tradicional no tratamento de diversas doenças por possuir agentes anti bacterianas e anti inflamatórias, além de propriedades sedativas e diuréticas.
A cerveja pode diminuir o risco de problemas cardiovasculares e reduzir o colesterol. Jesus Román Martínez, um dos responsáveis pelo estudo afirma que “ o consumo de cerveja sem álcool pode contribuir para a redução de patologias associadas à idade e, portanto, promover um envelhecimento mais saudável".


Liliana Duarte

Fonte: BBC Brasil

Sem comentários: