domingo, 10 de junho de 2007

Sapatilhas com rodas originam lesões ortopédicas

Um estudo divulgado pela pelo jornal “Pediatrics” refere que as sapatilhas com rodas constituem um perigo para os seus utilizadores. Ao analisar as taxas de lesões registadas num hospital norte-americano, durante um período de dez semanas, em crianças que utilizam as referidas sapatilhas, os investigadores anotaram 67 lesões ortopédicas, 49 das quais se referiam a fracturas nos pulsos.

Os dados da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (Consumer Product Safety Commission), indicam que as lesões relacionadas com o referido tipo de calçado originaram, durante o último ano, 1.600 deslocações aos serviços de urgência, uma estimativa muito inferior à que tinha sido anteriormente divulgada.

A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos aconselha a utilização e capacete, protectores para os pulsos, joelheiras e cotoveleiras aos utilizadores deste calçado da moda. As recomendações surgem na sequência da divulgação de relatórios médicos recentes, provenientes de diversas partes do globo, que dão conta de fracturas cranianas, pulsos, braços e tornozelos fracturados e cotovelos deslocados em crianças que utilizam as sapatilhas.

Face ao elevado registo de lesões, a empresa responsável pela comercialização do produto respondeu através de uma declaração que salienta a segurança dos sapatos proferida por Edward Heiden, presidente da Heiden Associates, uma consultora de segurança de produtos contratada pela Heelys para testar as sapatilhas.

De acordo com este responsável, o aumento do número de incidentes surge em consequência do aumento das vendas dos sapatos com rodas, uma vez que “a taxa de lesões não aumentou nos últimos 15 meses”, acrescentou.

Haiden diz ainda que os números confirmam as análises anteriores que “referem que a utilização de sapatos com rodas é 42 vezes mais segura do que o basquetebol, 29 vezes mais segura que andar de bicicleta, e 18 vezes mais segura que a prática de skate”.

Ainda assim, alguns especialistas na área da saúde temem que a utilização das sapatilhas, que têm a sola plana se a roda for removida, alteram a dinâmica do andar, o que poderá afectar o desenvolvimento físico das crianças.

Marta Bilro

Fonte: The Vancouver Sun, saukvalley.com, The Independent

Sem comentários: