domingo, 10 de junho de 2007

Pertuzumab apresenta resultados promissores no tratamento do cancro da mama

Pertuzumab, um medicamento da Roche ainda em fase de investigação, mostra resultados promissores no combate ao cancro da mama avançado, quando combinado com Herceptin. Os resultados iniciais dos testes ao pertuzumab, um inibidor de dimerização de HER, mostram uma substancial actividade anti-tumor quando combinado com Herceptin, em pacientes pré-tratados com cancro da mama HER2 positivo. O estudo mostrou que um em cada cinco pacientes responderam ao tratamento com pertuzumab e um em cinco também apresentaram uma estabilização da doença durante seis meses ou mais. Os resultados são particularmente promissores, uma vez que os benefícios foram observados em pacientes em fase avançada de cancro, cujas opções para tratamento posterior são limitadas.

Segundo um dos principais investigadores, Dr. José Baselga do Hospital Universitário Vall d'Hebron em Barcelona, estas são potencialmente boas notícias para pacientes cujo cancro de mama HER2 positivo não está a responder aos tratamentos actuais. A fase II do estudo, apresentado no Congresso Anual da Sociedade Americana De Oncologia Clínica (ASCO), em Chicago, investigou a combinação de dois agentes da Roche que atingem a proteína HER2, o pertuzumab e o Herceptin, em pacientes com cancro da mama metastizado com HER2 positivo, cuja doença tinha progredido durante o tratamento com Herceptin e quimioterapia.

O pertuzumab é o primeiro de uma nova e inovadora classe de agentes direccionados conhecidos como inibidores de dimerização de HER (HER dimerization inhibitors - HDIs). O fármaco inibe o emparelhar ou dimerização da proteína HER2 com outros receptores da família HER (HER1, HER2, HER3 e HER4). Crê-se que esta interacção tem um papel importante no crescimento e formação de vários tipos de cancro diferentes. O pertuzumab aumenta a actividade do Herceptin devido aos seus distintos modos de acção. Os resultados positivos deste estudo permitiram progredir para a fase III do desenvolvimento do pertuzumab no tratamento do cancro da mama.

Para além da avaliação do pertuzumab no tratamento do cancro da mama, a Roche e a Genentech estão a avaliar a sua utilização no cancro dos ovários em combinação com outras terapias.

O cancro da mama e o HER2

O cancro de mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres do todo mundo. Todos os anos mais de um milhão de novos casos de cancro da mama são diagnosticados em todo o mundo e cerca de 400 000 pessoas irão morrer anualmente desta doença. No cancro da mama com HER2 positivo, são encontradas quantidades aumentadas de proteínas HER2 na superfície das células cancerígenas. Níveis elevados de HER2 são encontrados em formas particularmente agressivas da doença que responde deficientemente à quimioterapia. Pesquisas demonstram que aproximadamente 20 a 30 por cento das mulheres com cancro da mama são HER2 positivo.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Pharmalive.com, Roche.pt

2 comentários:

Rui Borges disse...

Muito bom Isabel.

Nota: "O estudo mostrou que uma em cada cinco pacientes"

Uma vez que o cancro da mama atinje principalmente as mulhers.

Isabel disse...

Exacto. Aproveito para chamar a atenção para o facto de o título no farmacia.com.pt não estar correcto: Pertuzumab apresenta bons resultados promissores contra cancro da mama. Mas sim, "Pertuzumab apresenta resultados promissores no tratamento do cancro da mama". Obrigada.