domingo, 10 de junho de 2007

Yoga no tratamento de dores na costa

Cientistas norte-americanos vão realizar testes para verificar a eficácia da prática de Yoga no tratamento de pessoas que sofrem de dores de costas de forma permanente e contínua.


«A Yoga oferece uma combinação entre exercício físico e o exercício mental que pode resultar numa terapia eficaz no tratamento da dor nas contas», explica o director da University of York Clinical trials Unit.

Uma equipa de investigadores, professores e Yoga e praticantes delinearam um curso de 12 semanas para fazer o ensaio.
Depois recrutaram 260 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos que sofrem de dores lombares desce há 18 meses.

Metade destas pessoas vai continuar com o tratamento regular, a outra metade vai começar por fazer os exercícios básicos deste desporto com gradual aumento de dificuldade.

Ao fim de seis meses vão ser comparados resultados, e um ano depois novamente.


A Yoga é um desporto que desenvolve a flexibilidade e a massa muscular alongando e e fortalecendo a musculação. Após este teste pode verificar-se também a sua utilidade no tratamento (de baixo custo) de dores nas costas.

Sara Pelicano

Fontes: BBC

1 comentário:

Atalaia disse...

quero perguntar se é correcto chamar a dores nas costas, dores lombares? Não sendo qual é o nome correcto para «dores nas costas»?

Obrigado