sexta-feira, 15 de junho de 2007

Debate o erro nas organizações de saúde em Workshop Internacional

Portugal começa a dar os primeiros passos na identificação e avaliação de erros nos serviços de saúde, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior e Universitário promove um debate em torno da «Segurança Clínica: o paradigma das organizações fiáveis».

O workshop internacional decorre durante toda a manhã de dia 16 (sábado), a partir das 9h30, no auditório da Escola Superior do Vale do Ave, em Vila Nova de Famalicão.

Dirigido a profissionais de saúde, a iniciativa conta com um painel composto por investigadores espanhóis e ingleses que darão a conhecer as realidades e estratégias dos seus países, no campo da identificação e controlo dos eventos adversos nos hospitais, bem como no desenvolvimento e resultados da segurança do doente.

Em Portugal não existem dados estatísticos sobre o erro em saúde, apesar do problema poder ser minimizado através da monitorização de indicadores da qualidade e do consequente aperfeiçoamento da organização dos estabelecimentos de saúde.

A única estimativa foi elaborada em 2004 e baseou-se num estudo realizado nos EUA, adaptando e extrapolando os números à realidade nacional.

Na altura, previa-se que 2900 pessoas morressem todos os anos em hospitais portugueses, devido a erros relacionados com falhas no sistema organizacional ou cometidas pelos profissionais de saúde.

Nuno Oliveira Jorge

Fonte: Jasfarma

1 comentário:

Rui Borges disse...

Foram feitas várias advertências e avisos contra o copy paste. Este é o último.