sexta-feira, 15 de junho de 2007

Novo IPO vai ter hotel e centro de convívio para doentes e família

O ministro da Saúde, Correia de Campos, revelou que o novo Instituto Português de Oncologia (IPO), terá um laboratório de investigação, um hotel e um centro de convívio, para além do próprio hospital.

Segundo Correia de Campos, o novo projecto para o IPO tem uma acessibilidade privilegiada para os doentes e os seus familiares, pelo que, além de um hospital a funcionar na luta contra o cancro, terá um laboratório de investigação científica, de nível europeu, um hotel residencial para os doentes e familiares e um centro de convívio, onde possam ser trocadas experiências sobre a doença e o seu acompanhamento.

O Ministro da Saúde tem recebido algumas críticas da oposição em relação ao seu propósito de mudar fisicamente de local o IPO. O Ministro defende-se dizendo que "tudo isto não cabe em 7,2 hectares". O total de hectares onde está instalado o actual instituto são insuficientes para o novo projecto, que ocupará cerca de 12 hectares.

O ministério da Saúde tentou negociar com a Câmara de Lisboa mas não existe nenhum terreno disponível na capital com área suficiente para o instalar. Existem conversações em curso com uma autarquia que, ao que tudo indica, será Oeiras, mas não existe ainda nenhuma decisão definitiva.

Paulo Frutuoso
Fontes: SOL

Sem comentários: