sexta-feira, 15 de junho de 2007

Investigadores revelam ter descoberto dois novos genes associados à diabetes

Investigadores dos Açores e das Canárias revelaram no seminário Luso Espanhol "Diabetes Mellitus", que decorreu em Angra do Heroísmo sexta-feira, 15 de junho, ter descoberto pela primeira vez a associação de dois genes ligados à diabetes que vão permitir um melhor conhecimento sobre a relação entre a genética e aquela patologia.

Segundo o coordenador do grupo de investigação, Jácome Armas, e também director do "Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular" (SEEBMO),"vai ser possível perceber melhor o mecanismo de susceptibilidade à doença e assim encontrar determinado tipo de fármacos que possam travar o seu desenvolvimento".

Estes genes, agora associados à diabetes são do do género "KIR- Killer inhibitory receptors", ou seja, "inibidores dos receptores assassinos".Esta descoberta ocorreu no âmbito do projecto "Diabetogen", apoiado pelo programa Europeu INTERREG III-B, que envolve doze investigadores médicos do Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo (Terceira) e do Hospital Universitário das Canárias.

A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glucose) no sangue. À quantidade de glucose no sangue, dá-se o nome de glicemia. O aumento da glicemia chama-se hiperglicemia. A diabetes tem a tendencia de aumentar a sua frequência com a idade, atingindo ambos os sexos. Estima-se que em Portugal, exsitam cerca de meio milhão de pessoas com Diabetes.

Paulo Frutuoso
Fontes: Ciência Hoje, Associação Protectora dos diabeticos de Potugal

Sem comentários: