sexta-feira, 15 de junho de 2007

EUA: Produto tóxico detectado em dentífricos da África do Sul

Foram encontradas à venda, nos Estados Unidos, pastas de dentes de renome, mas contendo um produto perigoso, o dietileno glicol, utilizado na produção de líquidos anti-congelantes para automóveis.

Os produtos dentífricos, alegadamente importados da África do Sul, por uma empresa da Nova Jérsia, a MS USA Trading, Inc, encontram-se à venda em embalagens falsificadas da Colgate, nas versões Regular, Gel, Triple e Herbal, por um terço do preço do produto original

A Colgate veio já esclarecer em comunicado, que não utiliza o dietileno glicol nos seus produtos, nem “importa da África do Sul, pasta de dentes para os Estados Unidos”, recusando qualquer ligação com estes produtos.

Os lotes importados, foram distribuídos por lojas de retalho (onde todos os produtos são vendidos a 99 cêntimos) de Nova Jérsia, Nova Iorque, Pensilvânia e Maryland.

Doug Arbesfeld, porta-voz da FDA, confirma que a agência sabia, "há muito, que existem à venda falsificações de pastas de dentes", mas não quis "alarmar desnecessariamente as pessoas".

As embalagens contrafeitas apresentam diversos erros ortográficos, que incluem 'isclinically', 'SOUTH AFRLCA' e 'South African Denter Assoxiation'.

A utilização do dietileno glicol, havia já sido detectado anteriormente em produtos dentífricos contrafeitos, originários da China, motivando um alerta da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, mas neste caso, as marcas eram desconhecidas e não foram encontradas à venda nos EUA.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: