terça-feira, 10 de julho de 2007

Acções de formação creditadas pela OF
Farmacêuticos aprendem na Beira Interior

Na sequência de um protocolo assinado em Março entre a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e a Farbeira, os farmacêuticos da Zona Centro do País já podem receber formação na UBI. As acções são creditadas pela Ordem e arrancam já na sexta-feira, contando também para efeitos de revalidação da carteira profissional.

Por ocasião da assinatura do protocolo, a professora Ana Filipa Macedo explicou que ele visa “desenvolver um conjunto de programas de formação contínua pós-graduada nas áreas das Ciências da Saúde e das Ciências da Vida, de um modo geral”. Segundo aquela docente, responsável por cadeiras como Farmacologia, Epidemiologia e Introdução às Ciências Farmacêuticas nos cursos de Medicina e Farmácia da UBI, “a universidade promove diversas pós-graduações e formações de dois ou três dias naquelas áreas”, que agora se abrem aos farmacêuticos, uma profissão em que “o dever de actualização técnica e científica está hoje consagrado estatutariamente pela Ordem”.
Os associados da Farbeira – que integra a Cofarbel e a Farcentro – são convidados a frequentar estas acções de formação, que Manuel Silvestre, responsável daquela cooperativa, diz servirem não só “para reciclagem de conhecimentos”, mas também para que os farmacêuticos possam actualizar-se relativamente aos mais recentes avanços na sua área de actuação”. A ideia do protocolo celebrado com a UBI teve origem na “consciencialização da importância da formação contínua para o correcto desempenho e excelência do exercício profissional dos farmacêuticos”, recordou o representante da Farbeira, adiantando que existe já um acordo semelhante com a Universidade de Coimbra.
A primeira acção de formação está marcada para a próxima sexta-feira, entre as 14 e as 18 horas, e estará a cargo da docente Petronila Rocha Pereira, que abordará temáticas relacionadas com a «Patologia do glóbulo branco e do glóbulo vermelho, coagulação e fibrinólise». Destina-se basicamente a licenciados em Farmácia com alguma experiência em análises clínicas, e visa transmitir conhecimentos sobre as áreas da fisiopatologia hematológica e das alterações susceptíveis na doença, com vista a “sensibilizar os profissionais de saúde para interpretar e abordar, ainda que de modo simples, os resultados obtidos, a situação patológica possível, e ajudar o doente em situação de monitorização terapêutica, diagnóstico e/ou prognóstico, ou em simples situação de interpretação de análises de rotina”.
De acordo com o que apurou o farmacia.com.pt, o programa de formação segue depois no dia 14 de Setembro, com uma sessão a cargo da mesma docente, sobre «Marcadores Tumorais: da investigação à prática clínica», e no dia 12 de Outubro, quando a farmacêutica hospitalar Olímpia Fonseca tomará em mãos a temática dos «Cuidados Paliativos».

Carla Teixeira
Fonte: Universidade da Beira Interior, jornais «Ubi et Orbi» e «Diário XXI»

Sem comentários: