terça-feira, 10 de julho de 2007

Actemra demonstra eficácia em ensaio clínico de Fase III

O Actemra (tocilizumab), um medicamento desenvolvido pela Roche e destinado ao tratamento da artrite reumatóide, demonstrou eficácia no alívio dos sintomas da doença num ensaio clínico de Fase III.

O estudo, elaborado durante 24 semanas com a participação de 498 pacientes, demonstrou que “a maior parte dos doentes tratados com Actemra em associação com metotrexate, alcançaram melhorias significativas nos sinais e sintomas da doença”, afirmou a farmacêutica suíça.

Este é o terceiro de entre cinco estudos de última fase realizados a nível internacional para avaliar a eficácia e segurança do Actemra. A investigação centrou-se agora em pacientes com artrite reumatóide moderada a grave, nos quais as articulações estão significativamente mais afectadas pela doença.

Ainda este ano a Roche planeia divulgar os resultados de um outro estudo, enquanto as conclusões da última investigação serão tornadas públicas numa data posterior. O medicamento deverá ser submetido à aprovação da entidade reguladora europeia e norte-americana no final de 2007.

Existe, actualmente, um vasto leque de tratamentos disponíveis para a artrite reumatóide, mas muitos deles não desempenham uma função eficaz no alívio da dor e arrastam consigo vários efeitos secundários, sendo um deles a osteoporose e a hipertensão. O Actemra é uma alternativa aos tratamentos existentes uma vez que funciona de maneira diferente. Enquanto anticorpo monoclonal humanizado é o primeiro a inibir a actuação da interleucina-6, uma proteína que causa inflamação, assim como outros sintomas, tais como febre, dor e rigidez.

Marta Bilro

Fonte: CNN Money, Forbes.

Sem comentários: