terça-feira, 10 de julho de 2007

Sequenom e SensiGen irão desenvolver testes para o VPH e outros sistemas de diagnóstico

A Sequenom, Inc. e a SensiGen LLC, uma companhia privada de biotecnologia a desenvolver diagnósticos moleculares avançados baseados em genes, anunciaram um acordo de colaboração para comercializar conjuntamente os testes avançados do registado AttoSense da SensiGen. A metodologia da SensiGen utiliza a tecnologia de quantificação da expressão dos genes – QGE (sigla inglesa) - da Sequenom e o sistema MassARRAY para a detecção de doenças graves, incluindo cancro cervical, doença renal crónica, doença de Crohn e lúpus. As duas companhias irão comercializar conjuntamente os testes e sistemas aos laboratórios de referência em todo o mundo. Segundo o acordo, a Sequenom irá fornecer exclusivamente a plataforma de tecnologia utilizada para comercializar os testes registados da SensiGen. Os termos monetários não foram revelados.

A tecnologia registada MassARRAY da Sequenom junta as técnicas mais avançadas de análise de ADN com espectrometria de massa para permitir níveis superiores de sensibilidade e especificidade na identificação de genes e produtos dos genes. Através da utilização desta tecnologia, o método de teste do AttoSense pode detectar o ADN de um amplo leque de espécimes biológicos, incluindo vírus, bactérias ou células, de qualquer amostra biológica, incluindo sangue, urina e tecido.

Segundo o presidente da Sequenom, Harry Stylli, através da interacção dos testes da SensiGen e a tecnologia MassARRAY, a Sequenom espera produzir diagnósticos de próxima geração que oferecem um avanço considerável na detecção precoce de uma variedade de doenças graves. Stylli acrescenta ainda que a empresa está entusiasmada com a oportunidade de trabalhar conjuntamente com a SensiGen para facultar os seus importantes testes em todo o mundo.

O presidente da SensiGen, Shawn M. Marcell, afirmou que, seguindo a avaliação extensiva das múltiplas plataformas tecnológicas avançadas, foi seleccionado o sistema MassARRAY, devido à sua elevada sensibilidade e especificidade e ao seu extensivo conjunto de características. A capacidade de processamento do MassARRAY, que provou ser de confiança e abrangente em institutos de pesquisa e centros médicos académicos em todo o mundo, torna-o especialmente apto para o mercado de laboratório clínico.

O teste do Vírus do Papiloma Humano (VPH) do AttoSense, para a detecção precoce do cancro cervical, é o primeiro teste diagnóstico a ser desenvolvido e comercializado dentro do acordo, e deve ser submetido à aprovação da FDA em 2009. Este novo teste deve ter, pelo menos, duas ordens de magnitude mais sensíveis do que os actuais testes comercializados, e ter o potencial de eliminar quase todos os resultados falso-negativos. Aproximadamente 9 000 casos de cancro cervical e cerca de 4 000 mortes resultantes desta doença são registadas anualmente no Estados Unidos .
Isabel Marques

Fontes: Business Wire, www.pharmacychoice.com

Sem comentários: