terça-feira, 10 de julho de 2007

Reportagem

Indústria farmacêutica de olhos postos no Médio Oriente

Empresas internacionais reúnem-se no “Pharmaceutical Manufacturing and Biotechnology Middle East”

À medida que o crescimento da indústria farmacêutica se intensifica no Médio Oriente, um mercado onde a produção de medicamentos e substâncias biotecnológicas está avaliado em cerca de 20 mil milhões de euros, o fenómeno começa a despertar a atenção dos produtores internacionais, gerando alguma agitação em torno do primeiro evento do ramo naquela região.

A realização do “Pharmaceutical Manufacturing and Biotechnology Middle East” (PABME) no Dubai, entre 27 e 29 de Abril de 2008, promete impulsionar ainda mais o crescimento do sector naquele espaço do globo. De acordo com os organizadores, várias empresas internacionais já confirmaram a presença no encontro que, durante três dias, vai colocar o Dubai debaixo das atenções da indústria farmacêutica e biotecnológica mundial.

O PABME não se limita a uma exposição de âmbito global, mas é também um “destino internacional onde as culturas e as ideias se podem encontrar”. Esta pretende ser uma plataforma em rede onde os representantes da indústria internacional convergem e discutem novas alianças de negócios e joint ventures, ao mesmo tempo que decorrem conferências multi-disciplinares nas quais se debatem temas de cariz nacional e internacional, tais como os direitos de propriedade intelectual ou os contratos de produção e investigação.

Apesar do encontro ser um pólo de atracção para a indústria global, os produtores locais têm vindo a desempenhar um papel relevante, com especial destaque para os mercados estabelecidos no Levante, no norte de África e Irão, bem como nos países do Conselho de Cooperação para os Estados Árabes do Golfo. Actualmente, estima-se que 450 produtores farmacêuticos operem no Médio Oriente, um mercado avaliado em 13,1 mil milhões de euros e que apresenta um crescimento superior aos 10 por cento anuais.

“Esta exposição é como uma injecção de confiança para os produtores farmacêuticos do Médio Oriente”, considera B R Shetty, director executivo da Neopharma, uma empresa sedeada em Abu Dabi (Emirados Árabes Unidos), que nasceu de uma parceria entre o New Medical Centre Group, dos Emirados Árabes Unidos, a Ranbaxy, da Índia e a norte-americana Pfizer. O responsável considera que “é graças a este tipo de reuniões que empresas como a Neopharma conseguiram obter a sua própria plataforma para exibir, partilhar e debater o potencial de produção de classe mundial que existe na região”.

Embora o mercado regional de biotecnologia, avaliado em 7,2 mil milhões de euros, seja menor do que o de produção farmacêutica, o seu desenvolvimento tem-se movimentado a uma velocidade superior, atingindo os 15 a 18 por cento de crescimento anual. O sector tem atraído vários investidores públicos e privados, no centro dos quais se encontra a Dubiotech, a primeira empresa dedicada à investigação biotecnológica fruto de uma associação governamental entre o Dubai e os Emirados Árabes Unidos.

Muitas destas empresas esperam encontrar neste evento uma porta de entrada através da qual apareçam investidores que possam financiar alguns dos projectos chave de pesquisa biotecnológica, abrindo-lhes caminhos para a indústria mundial de ciências médicas. “O PABME é a oportunidade ideal para exibirmos os nossos produtos”, salienta Ahmed F. Monged, gestor de vendas da Companhia de Equipamentos Médicos e Farmacêuticos do Kuwait. Para este responsável, o encontro é também uma janela aberta para o mundo, que lhes proporciona uma plataforma para “aumentar a notoriedade não só no Médio Oriente mas também a nível global”. Para além disso, “é uma fonte preciosa de investigação para os profissionais da indústria de produção farmacêutica e biotecnlógica”, acrescentou.

Não só pelo leque de oportunidades que oferece, mas também por todo o conjunto de ideias, investidores e representantes que estarão presentes esta é “uma oportunidade a não perder”, destaca Simon Page, director do departamento de cuidados de saúde da IIR Middle East, empresa responsável pela organização. O PABME realiza-se no Centro Internacional de Exposições do Dubai e as inscrições para participantes e visitantes já se encontram abertas. Todas as informações acerca do e evento estão disponíveis no portal www.pabme.com.

Marta Bilro

Fonte: Al Bawaba, AME Info, pharmaceutical-technology.com, neopharma.ae, dubiotech.com, pabme.com.

Sem comentários: