terça-feira, 10 de julho de 2007

Autorizado desde 2006 na Europa e nos Estados Unidos…
Fármaco anti-tabaco combate alcoolismo


Uma equipa de cientistas da Universidade de São Francisco, na Califórnia, aferiu que a Vareniclina, medicamento usado no tratamento da dependência tabágica, é útil na luta contra o alcoolismo. Autorizada nos mercados farmacêuticos europeu e norte-americano desde 2006, aquela substância é comercializada pela Pfizer, e demonstrou capacidade para reduzir o consumo de nicotina.

De acordo com o estudo divulgado na última edição da revista «Proceedings for the National Academy of Sciences», a Vareniclina actua sobre os receptores do cérebro que libertam a dopamina, mensageiro químico que proporciona a quem fuma a sensação de prazer e bem-estar. Notando o efeito do medicamento sobre o tabaco, e tendo em conta que os cigarros são frequentemente consumidos em conjunto com a ingestão de bebidas alcoólicas, os investigadores pretenderam saber se a acção com o álcool seria semelhante.
Testaram então o efeito da Vareniclina em ratos de laboratório depois de estes terem consumido grandes quantidades de etanol durante um período de cinco meses. Depois de começarem a ser tratados com doses regulares do fármaco, os animais demonstraram menos interesse no etanol, que tinham à sua disposição. Os resultados do estudo parecem indicar, por isso, que a Vareniclina ajuda a moderar a vontade dos ratos em consumir etanol, supondo-se que a reacção dos seres humanos relativamente ao álcool seja semelhante.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: