terça-feira, 10 de julho de 2007

Selénio aumenta problemas de diabetes

A toma de suplementos de selénio com vista à prevenção da diabetes pode, afinal, ter o efeito contrário. A afirmação foi feita ontem por investigadores britânicos que conduziram um estudo cujos resultados evidenciaram uma maior propensão para a doença nas pessoas que consumiam comprimidos de selénio, comparativamente a quem optava por placebos.

De acordo com os dados aferidos na investigação agora divulgada, os suplementos vitamínicos e minerais nem sempre produzem o efeito desejado e têm muitas vezes mais consequências negativas do que positivas. Saverio Stranges, especialista da Warwick Medical School, desaconselhou a toma de quantidades maiores de selénio do que aquelas que estão presentes nos suplementos vitamínicos. O cientista, que antes integrou os quadros da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e a equipa que liderou neste estudo procuravam inicialmente aferir da capacidade do selénio tomado em suplementos para prevenir o cancro da pele, mas o avanço na pesquisa sugeriu que aquele mineral poderia ajudar a prevenir a diabetes.
Contudo, à luz do estudo publicado no jornal «Annals of Internal Medicine», essa expectativa não se confirmou. Os cientistas acompanharam 1202 pessoas que não tinham diabetes. A metade do grupo foram administrados 200 miligramas de selénio e aos restantes foi fornecido um placebo. Dos 600 elementos do primeiro grupo 58 desenvolveram a diabetes, enquanto entre os outros 602 voluntários a doença apenas foi diagnosticada em 39.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Reuters

3 comentários:

ptcp disse...

Escreveu: "...comparativamente a quem optava por placebos."; a forma como expôs a ideia põe a decisão da formação do grupo controlo (a tomar placebo) na própria amostra quando este grupo é definido pela equipa de investigadores responsáveis pelo estudo.

ptcp disse...

De qualquer forma, está um excelente artigo.

Carla Teixeira disse...

Tem razão! Obrigada pelo reparo. Poderia dizer que essa situação me ocorreu quando escrevia o texto, e que pensava mudá-la depois, mas entretanto passou-me... :)