terça-feira, 10 de julho de 2007

FDA acusa Eli Lilly de publicidade enganosa

A Administração Norte-Americana dos Alimentos e Fármacos (Food and Drugs Administration - FDA) considera que a farmacêutica Eli Lilly está a utilizar alegações “enganadoras” e “incompletas” para promover uma versão do Prozac destinada ao tratamento da ansiedade provocada por separação, em cães e gatos.

De acordo com a FDA, as informações promocionais acerca do Reconcile, referiam que 73 por cento dos canídeos aos quais foi administrado o medicamento demonstraram melhorias significativas num prazo de oito semanas e que 42 por cento dos animais melhoraram em apenas uma semana, em comparação com os que ingeriram um placebo.

Porém, o laboratório norte-americano omitiu que ambos os grupos de animais receberam treinos de alteração comportamental. Na publicidade não foi referido facto de alguns animais do grupo tratado com placebo terem melhorado apenas devido aos treinos comportamentais, sugerindo “que o produto é mais eficaz do que aquilo que realmente foi demonstrado”, salienta o comunicado da entidade reguladora.

Um porta-voz da Eli Lilly afirmou que a empresa se prepara para analisar as instruções e tomar medidas para obter a total aprovação da FDA. O Reconcile contém hidroclorido de fluoxetina, a mesma substância presente na composição do antidepressivo Prozac. O fármaco foi aprovado em Abril para tratar o sentimento de ansiedade sofrido pelos cães quando ficam separados dos donos.

Marta Bilro

Fonte: Reuters, IndyStar.com, Indianapolis Business Journal.

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