quarta-feira, 25 de julho de 2007

Implantes reestruturam ligações auditivas cerebrais

Os implantes de cóclea podem ser a solução para restaurar a normalidade das ligações cerebrais da audição, mesmo após vários anos de surdez, indica um estudo da Unversidade de Lyon, em França.

A cóclea é uma estrutura que faz parte do ouvido interno que, em conjunto com o sistema nervoso, constitui uma das partes essenciais do sistema auditivo, uma vez que promove a transformação das vibrações sonoras que chegam pelo ouvido médio em impulsos nervosos e que, depois, sairão para o cérebro pelo nervo auditivo.

Os resultados do estudo demonstram que o cérebro tem capacidade para reorganizar os centros de processamento de som ou reactivar os centros encobertos através de estimulação de sons, segundo afirma Jeanne Guiraud, orientadora do estudo realizado no Hospital Universitário Edouard Herriot e da Advanced Bionics.

A Advances Bionics analisou pessoas surdas com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos e observou que os indivíduos mais novos e aqueles que tinham um historial curto de surdez demonstraram alterações que se aproximam dos padrões registados nas pessoas com um nível normal de audição.

A equipa de cientistas estudou 13 adultos com surdez profunda que tinham recebido implantes de cóclea, em média, oito meses antes do estudo. A estimulação eléctrica do ouvido permitiu aos especialistas localizar o local no córtex auditivo do cérebro no qual as várias frequências eram processadas e criou um mapa para esses sons. Os resultados, publicados no “Journal of Neuroscience”, indicam que as pessoas que se tinham submetido a implantes de cóclea durante, pelo menos, três meses, apresentavam uma restauração da organização normal das vibrações.

Marta Bilro

Fonte: The Earth Times, Ciência Viva.

Sem comentários: