quarta-feira, 25 de julho de 2007

Teste diagnostica leptospirose em 15 minutos

O laboratório brasileiro Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) desenvolveu um novo teste de diagnóstico para a leptospirose que permite obter resultados em apenas 15 minutos. Esta inovação tem especial importância porque a detecção da doença no estado inicial pode salvar vidas evitando o surgimento de complicações, como é o caso da insuficiência renal ou hemorragia pulmonar que causam a morte a 50 por cento dos doentes.

A leptospirose é caracterizada por um grupo infecções causadas pelas bactérias Leptospira. A doença aparece em muitos animais domésticos e selvagens. Alguns animais actuam como portadores e albergam as bactérias na urina; outros adoecem e morrem. Por sua vez, as pessoas contraem as infecções através de contacto com o animal ou com a sua urina. A incidência da doença aumenta na época de chuvas e enchentes.

No Brasil, surgem cerca de três mil novos casos da doença a cada ano, 10 por cento dos casos acabam por se revelar fatais. Na maioria das vezes, o diagnóstico é realizado através de um exame clínico cujos testes de confirmação demoram entre três a cinco dias para revelar o resultado. Este factor é muitas vezes agravado porque os sintomas da leptospirose são muito semelhantes aos da dengue, o que deixa os médicos em dúvida, muitas vezes optando por prescrever medicamentos contra esta última.

O teste está a ser desenvolvido pelo laboratório há mais de 10 anos. Mitermayer Galvão dos Reis, director do Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz, a unidade do Fiocruz sedeada na Bahia e encarregue desta investigação, calcula que, dentro de seis a oito meses, o exame possa estar pronto para produção em larga escala.

Marta Bilro

Fonte: A Tarde, Manual Merck.

Sem comentários: