terça-feira, 30 de outubro de 2007

Asma: termoplastia brônquica como tratamento inovador

À luz de um estudo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) - intitulado «Asthma Control during the Year after Bronchial Thermoplasty», - a termoplastia brônquica pode ser uma nova esperança para os asmáticos.

De acordo com a publicação, trata-se de um tratamento endoscópico inovador que consiste em fornecer energia térmica às paredes das vias respiratórias. O procedimento é invasivo e pode ser feito em ambulatório em apenas 30 minutos.

Segundo os resultados apresentados, este tipo de tratamento pode vir a ser uma mais-valia no controlo da doença. “Mostrou que é capaz de reduzir o número de crises e melhorar a qualidade de vida dos doentes com asma moderada ou severa, podendo vir a ser uma mais-valia no controlo da doença”, informa o NEJM.


Europa: 90% sem tratamento adequado

Entretanto, um estudo dinamizado pela Federação Europeia das Associações de Doentes com Alergias e Doenças das Vias Respiratórias revelou que 90% das pessoas que sofrem de asma na Europa (cerca de 6 milhões) não estão a receber o tratamento mais indicado.

Segundo os dados da EFA (sigla em inglês), 70% destes asmáticos não pode realizar nenhum tipo de exercício físico e, um em cada três, considera que a sua vida social está limitada por culpa do mau controlo da doença.

A pesquisa constatou ainda que, ao todo, há 1,5 milhões de europeus asmáticos que dizem viver com o medo constante de que o próximo ataque possa ser fatal.


Sal agrava sintomas

Uma maior ingestão de sal pode agravar a doença, sugere uma revisão de estudos de investigadores britânicos e americanos publicada no International Journal of Clinical Practice.

A investigação analisou os dados epidemiológicos e clínicos, procurando
relacionar a quantidade de sódio ingerido na dieta alimentar e os sintomas de asma.

De acordo com Timothy Mickleborough, da Universidade do Indiana, e com Andrew Fogarty, da Universidade de Nottingham, os resultados concluem que a redução da ingestão de sal pode reduzir a gravidade da asma e os problemas respiratórios.

Raquel Pacheco

Fontes: New England Journal of Medicine/EFA/ International Journal of Clinical Practice/www.blackwellpublishing.com

Sem comentários: