terça-feira, 30 de outubro de 2007

Pfizer pretende adquirir fármaco para esquizofrenia da japonesa Taisho

A companhia norte-americana Pfizer Inc e a japonesa Taisho Pharmaceutical Co assinaram uma carta de intenção para a aquisição dos direitos de desenvolvimento e comercialização do fármaco candidato TS-032 para a esquizofrenia, da Taisho, fora do Japão.

A Pfizer declarou que o acordo irá garantir à companhia norte-americana direitos exclusivos de desenvolvimento e comercialização do TS-032, um novo fármaco candidato para a esquizofrenia descoberto pela companhia japonesa e que está em fase pré-clínica.

Caso o acordo definitivo seja assinado, a Taisho irá receber um pagamento inicial de 22 milhões de dólares, e pagamentos quando forem atingidos objectivos ligados ao processo de desenvolvimento, assim como regalias e pagamentos relacionados com as vendas, caso o TS-032 seja aprovado pelas autoridades reguladores e lançado no mercado.

O TS-032 é um novo antagonista dos mGluR (receptores metabotrópicos do glutamato) que pode oferecer uma nova opção de tratamento para os distúrbios do sistema nervoso central (SNC). Embora apenas uma parte das características dos mGluR seja compreendida, crê-se que os mGluR tenham um papel na transmissão de glutamato e de outras substâncias no cérebro. Anormalidades na neurotransmissão através dos mGluR podem ser uma causa para sintomas relacionados com a esquizofrenia, assim como outros distúrbios no SNC. Os dados demonstram que os antagonistas dos mGluR, como o TS-032, oferecem um potencial como novos tratamentos para a esquizofrenia.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Reuters, CNNMoney, www.pfizer.com

Sem comentários: