terça-feira, 24 de julho de 2007

Agência Europeia do Medicamento recomenda retirada do mercado de medicamento para a menopausa

A Agência Europeia do Medicamento recomendou a retirada do mercado do medicamento Agreal/Agradil, utilizado para tratamento dos afrontamentos associados à menopausa, por considerar que a sua utilização acarreta mais riscos do que benefícios para a saúde das consumidoras.

Para além da limitada eficácia da substância activa do Agreal/Agradil, a veralipride, esta tem sido também associada a efeitos secundários como a depressão, ansiedade e uma alteração da mobilidade que pode ser de longa duração ou mesmo irreversível.

Em Setembro de 2006, a Comissão Europeia pediu a avaliação do fármaco em questão, depois de este ter sido retirado do mercado espanhol por apresentar efeitos secundários graves, que afectaram o sistema nervoso dos doentes que o ingeriram.

A Sanofi-Aventis, empresa que comercializa o produto, anunciou entretanto que irá enviar uma carta a todos os profissionais de saúde com as normas de boa utilização do produto em causa, antecipando assim a decisão da Comissão Europeia, que apoiada na recomendação da Agência Europeia, deverá emitir um parecer em Outubro.

Até lá, os doentes que se encontrem em tratamento com este medicamento devem consultar o seu médico e discutir as hipóteses de alteração do tratamento, aconselha a Agência Europeia, que salienta ainda que o medicamento não deve deixar de ser tomado abruptamente, devendo haver uma redução progressiva da dose

Inês de Matos

Fonte: Jornal de Noticias

Sem comentários: