terça-feira, 24 de julho de 2007

«Vencer o tabu do Cancro» em debate no Porto

Hoje, dia 25 de Julho, pelas 18:00 horas vai ser apresentado na Fnac do GaiaShopping do Porto o resultado de um estudo que teve como objectivo saber qual o nível de esclarecimento das pessoas em relação ao cancro. A apresentação vai ser seguida de um debate sobre o tema «Vencer o tabu do cancro».

O director do GaiaShopping, Paulo Valentim, Victor Cavaco, Sociólogo da empresa SPIRITUC e responsável pela análise do inquérito, Helena Gervásio, Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, Nuno Costa, Medical Adviser da Novartis Oncology e o Atleta Olímpico Roberto Dória Durão, doente oncológico recuperado, vão estar presentes na mesa de debate.

«Vencer o tabu do cancro» é também o nome da semana dedicada à oncologia. As pessoas que passaram pelo centro comercial GaiaShopping, no Porto, entre os dias 10 e 16 deste mês puderam assistir a acções informativas e formativas sobre a doença e responderam ainda a algumas questões para avaliar o grau de conhecimento sobe o cancro.

Da amostra deste inquérito fazem parte 298 pessoas, 139 homens e 159 mulheres, solteiros, casados, unidos ou divorciados, com e sem filhos, entre os 15 anos e maiores de 55 anos.

A Sonae Sierra e a Sociedade Protuguesa de Oncologia em parceria com a Novartis Oncology são os autores desta semana de informção que decorreu entre os dias 10 e 16 de Julho no Espaço «Saúde no Centro», no GaiaShopping.

Os dados mais recentes datam de 2003 e revelam que morreram 22.711 mil portugueses vítimas de cancro. A Sociedade Portuguesa de Enfermagem Oncológica calcula que até 2020 este número possa aumentar 20%.

sara pelicano

fontes: press release do grupo gci, setubal na rede

Sem comentários: