terça-feira, 24 de julho de 2007

MedImmune desenvolve anticorpo eficaz em doentes asmáticos

Os resultados provisórios de um ensaio clínico de Fase I indicam que o novo anticorpo monoclonal desenvolvido pela MedImmune é bem tolerado e demonstra actividade biológica em adultos com asma. Segundo revelou a empresa de biotecnologia, o estudo comprovou que os anticorpos são biologicamente activos e reduzem o número de eosinófilos, uma espécie de glóbulos brancos que estão implicados na maioria dos casos de asma.

As células, também responsáveis pelo combate às infecções por parasitas, produzem o receptor de interleucina-5 (IL-5) e acredita-se que respondam de forma diferente na medula óssea face à presença das citoquinas IL-5 e IL-3. Este tipo de células circula no sangue e migra para zonas inflamadas no organismo, como é o caso daquelas que são provocadas por respostas alérgicas.

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que, em indivíduos susceptíveis, origina episódios recorrentes de pieira, dispneia (dificuldade na respiração), aperto torácico e tosse, conduzindo a cerca de 180 mil mortes por ano, em todo o mundo. O anticorpo monoclonal MEDI-536 tem vindo a ser desenvolvido num esforço para reverter os efeitos debilitantes provocados pela doença através da eliminação dos eosinófilos que se acumulam nos pulmões.

De acordo com os resultados da investigação, apresentados no 5º Simpósio Bianual da Sociedade Internacional de Eosinófilia, realizado em Snowbird, nos Estados Unidos da América, este anticorpo tem capacidade não só para destruir as células produtoras do receptor de IL-5, como também para inibir a interacção entre o IL-5 e as células. As pesquisas pré-clinicas indicaram que a diminuição de libertação de eosinófilos através da actuação da inibição do IL-5 promoveu a redução da inflamação nas vias aéreas, da hipersensibilidade das vias respiratórias e da segregação do muco.

“Os dados iniciais deste ensaio clínico sugerem que os nossos esforços para inibir a citoquina envolvida na produção de eosinófilos e também para efectivamente diminuir de forma directa os eosinófilos, podem revelar-se uma abordagem terapêutica viável para o desenvolvimento de novos tratamentos para os doentes com asma”, destacou Barbara White, vice-presidente do departamento de desenvolvimento clínico e doenças inflamatórias da MedImmune.

O MEDI-536 foi desenvolvido através de uma tecnologia da BioWa, subsidiária da Kyowa Hakko Kogyo, uma empresa japonesa líder no ramo farmacêutico e biotecnológico. Em Dezembro de 2006, as duas empresas estabeleceram um acordo de licenciamento e colaboração para desenvolver e comercializar novas terapias para doenças inflamatórias que tenham como alvo o IL-5.Em Junho do ano corrente a MedImmune foi adquirida pela farmacêutica britânica AstraZeneca numa operação que envolveu 11,1 mil milhões de euros.

Marta Bilro

Fonte: BioPharma-reporter.com, medarex.com, Portal da Saúde.

Sem comentários: